Setur divulga guia do MTur com orientações para atender turista com deficiência ou mobilidade reduzida
A Secretaria do Turismo do Piauí (Setur) informa que já está disponível para download o novo guia “Dicas Para Atender Bem Turistas com Deficiência”, produzido pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com o Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência e o Ministério dos Direitos e da Cidadania. Além de orientar sobre o atendimento, o objetivo do Guia é também facilitar a relação com esse importante público consumidor, ampliando e proporcionando o acesso ao lazer de forma igualitária.
Lançada pela primeira vez em 2016, a publicação é direcionada para profissionais do setor e está disponível, gratuitamente, no site do MTur.
Aponte a câmera para o QR Code abaixo ou clique AQUI para acessar o guia.
Para o secretário do Turismo do Piauí, Pablo Santos, publicações como essas são de grande importância, porque torna o turismo mais inclusivo e diverso. “Daí, a importância da Setur em divulgar e levar ao conhecimento de todos essas informações, porque elas são necessárias tanto para quem trabalha no setor como para os turistas que possuem alguma deficiência, que poderão experienciar os atrativos turísticos em todo o seu potencial”, diz o secretário, reforçando que o turismo deve ser acessível, acolhedor e inclusivo.
Na sua nova versão, o Guia apresenta um design mais moderno e dinâmico, com atualizações nos conceitos básicos sobre acessibilidade, desenho universal, exemplos de deficiência e orientações para garantir uma ótima experiência turística para esse público.
A publicação também teve todo o cuidado quanto ao uso de expressões não mais utilizadas e que são consideradas como “capacitistas”, pois podem gerar preconceito e desconforto. O formato é, também, uma outra novidade, já que é possível acessá-la através de smartphone, tablet e desktop. O objetivo é que as informações facilitem o atendimento desse importante público, que a cada ano tem se tornado turista em potencial.
SOBRE A Lei Geral do Turismo (Lei 11.771, de 2008)
A Lei prevê como um objetivo da Política Nacional de Turismo democratizar e propiciar o acesso ao turismo no País a todos os segmentos populacionais, contribuindo para a elevação do bem-estar geral. Além disso, a Lei impõe que o Plano Nacional de Turismo deve promover a incorporação de segmentos especiais de demanda ao mercado interno.