PROFESSORA ELIZABETH ZANON E PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA DE BOM JESUS
Maria Elizabeth Borges Zanon,pré candidata pelo PP ( Progressistas); mais conhecida como Elizabeth Zanon, nasceu em Água Boa- MT , filha mais velha do casal Odene e Olair, com 17 anos mudou-se para Bom Jesus com seus pais e os dois irmãos:Odair e Jaqueline; em 2000 casou-se com Josiel Andrade, adotando de vez Bom Jesus como sua terra natal e onde teve seus 3 filhos: Gabriel (in Memorian) , KauanyMissenna e Gadiel Fernando..
Formada em História pela UESPI e Pós Graduada em Educação de Jovens e Adultos para população do Campo e Carcerária (UFPI) e em Humanidades (IFGOIANO),trabalha na Educação Municipal desde 2006.
Durante 6 anos esteve a frente da direção da Escola Municipal Marcos Júlio, comunidade Gruta Bela, onde a equipe firmou parceria com a UFPI, SEBRAE e SENAI, realizando um trabalho multicultural sobre Meio Ambiente. O Projeto : “Transformações de Olhares e Paisagens do Semiárido Nordestino” acabou sendo selecionado pelo Ministério do Meio Ambiente como a melhor prática brasileira de Educação Do Campo e No Campo de 2012e se transformou em capítulo de um livro.
Sempre apaixonada pela comunicação, acabou realizando seu sonho de ser jornalista no período que trabalhou na Rádio FM Cidade ( 1998 -2004). Período este onde foram desenvolvidos vários trabalhos sociais como: Semana Legal de Férias, Emissão de carteiras de Identidade, Circuito Cultural de Quadrilhas e o Auto de Natal.
Movimentos marcantes como radialista foram muitos, mas alguns marcaram como:
- De maior Emoção e Comoção: Funeral de Dom José Vásquez Dias
- De maior Tensão: entrevista a quadrilha de assaltantes do malote de dinheiro do município de Cristino Castro ( realizou a entrevista dentro de um banheiro, era o local mais silencioso).
- Maior furo de reportagem: entrevista com o Coronel Correia Lima (investigado por todo o Piauí por prática de crime organizado).
Em 2008 assumiu a Coluna de Bom Jesus no Portal 180 graus e atualmente está colaborando com o Portal Gurgueia.
Seu objetivo enquanto educadora, é ver a educação inclusiva sair do papel e funcionar de fato nas escolas públicas e privadas.
Enquanto cidadã bonjesuense( assim se considera), sonha com uma sociedade mais preocupada com as crianças/adolescentes e seus idosos.
“ Se nos preocupássemos mais com esses dois extremos vulneráveis de nossa sociedade: Crianças e Idosos, viveríamos em uma sociedade mais justa e organizada, pois esses são públicos vulneráveis, onde um já nos passou toda a sua sabedoria de vida e o outro é a esperança de um futuro melhor”.