Sefir promove desenvolvimento da agricultura familiar com entrega de kits de irrigação e equipamentos agrícolas em 34 municípios
A Secretaria da Irrigação e Infraestrutura Hídrica do Piauí (Sefir) realizou, em 2024, importantes ações visando o desenvolvimento da agricultura familiar piauiense. Durante o ano foram entregues 770 kits de irrigação em 30 municípios do Estado, além de tratores e equipamentos agrícolas, adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Merlong Solano, que foram destinados às prefeituras e associações de produtores rurais de cinco cidades. No total, o investimento realizado pelo Governo do Estado somou mais de R$ 20 milhões.
O secretário da Irrigação e Infraestrutura Hídrica do Estado, Firmino Paulo, destacou os esforços realizados pela Sefir para ampliar o número de municípios beneficiados em 2024 com as ações de incentivo e desenvolvimento da agricultura familiar.
“Em 2024, conseguimos avançar com a entrega dos kits de irrigação, ampliando o número de municípios beneficiados e agora estamos felizes em ajudar os agricultores com a entrega de tratores e equipamentos agrícolas, que conseguimos adquirir com o apoio do deputado federal Merlong Solano, que destinou emendas parlamentares. Para 2025, queremos ampliar essas ações e continuar reforçando nosso compromisso com as famílias agricultoras piauienses, oportunizando aumento na renda e melhoria na qualidade de vida”, disse o secretário.
Os kits de irrigação entregues são do tipo gotejamento e irrigam meio hectare/área (500m²) cada. Além de promoverem um aumento do perímetro irrigado do Estado, o equipamento também possibilita maior retorno financeiro aos agricultores piauienses.
O produtor rural Adalton Rodrigues, de Bela Vista do Piauí, contemplado com um dos kits de irrigação falou sobre as vantagens do equipamento recebido e relatou que conseguiu ampliar sua produção, além de melhorar a renda obtida por meio da comercialização dos produtos cultivados.
“Os kits de irrigação ajudam muito o produtor do campo, pois não ficamos dependentes apenas das chuvas, e conseguimos plantar tomate, milho, macaxeira, abóbora em qualquer época. O uso da irrigação é uma maneira mais prática de se trabalhar na roça, e hoje, com o kit recebido consegui aumentar a minha produção e ganhar uma renda comercializando”, declarou o agricultor.
Também beneficiado com um dos kits de irrigação entregues pela Sefir, o jovem produtor rural Odilio Neto, de 27 anos, morador da comunidade Quilombola Amarra Negro, zona rural de Bela Vista do Piauí, destacou que o kit recebido incentiva o produtor a melhor trabalhar sua produção e acaba sendo um custo a menos. O agricultor também pontuou que os kits garantem maior retorno financeiro e aumento na renda obtida ao final do mês.
“O recebimento do kit acaba sendo um gasto a menos e a partir daí o produtor se dedica apenas em ampliar a sua produção e também aumentar a sua renda. Com os kits de irrigação conseguimos plantar muitas variedades de produtos e é uma forma de incentivar os produtores a plantarem mais, trabalhar melhor sua irrigação para conseguir colher mais produtos”, ressaltou o jovem agricultor de 27 anos.
fonte:ccom