Sempi encerra 2024 com avanços no enfrentamento à violência contra as mulheres e na promoção da equidade de gênero
Em 2024, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria Estadual das Mulheres (Sempi), realizou campanhas, ações e projetos que visam promover o enfrentamento à violência doméstica, autonomia econômica e financeira. As ações ocorreram em diversas áreas de forma transversal com os órgão, sociedade civil e os Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs).
“Trabalhamos em dois eixos, o de enfrentamento à violência contra a mulher e a autonomia econômica. No eixo de enfrentamento foram desenvolvidas várias campanhas de prevenção, que refletiram no número de denúncias que cresceram mais de 400% pelo protocolo ‘Ei, mermã, não se cale’. No eixo da autonomia, por meio de parceria entre as secretarias estaduais, ofertamos qualificação para mais de 200 mulheres”, disse a secretária Zenaide Lustosa, acrescentando que por meio das ações foi possível fortalecer o protagonismo das mulheres que atuam na política.
Impulsionados pela continuidade das campanhas de prevenção à violência doméstica, em parceria com o Ministério das Mulheres, foram realizadas as campanhas Carnaval Massa ‘Só se eu quiser #nãoénão’, Março Mulher, Corrida contra o Feminicídio, Agosto Lilás, Outubro Rosa e 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violências contra as Mulheres – Elas Vivas, Feminicídio Zero.
O resultado das campanhas é refletido no aumento do número de atendimentos realizados ao longo de 2024. Foram 7.502 atendimentos, representando um aumento de 414,9% em comparação ao ano anterior, o que demonstra o crescimento da confiança e segurança entre as mulheres e sociedade que denunciam.
Ainda se tratando de campanhas e resultados, a Corrida contra o Feminicídio contabilizou, neste ano, 3.038 inscritos na capital, além da doação de uma tonelada e meia (1,5t) de alimentos, que foram distribuídos para o Rio Grande do Sul no período das enchentes. Para além de Teresina, foram realizadas corridas ou atividades esportivas de outras modalidades em 10 municípios, de cinco Territórios de Desenvolvimento do Piauí.
A corrida deste ano foi um grande exemplo de sensibilização, além de estimular meninas e mulheres a encontrar estratégias para superarem seus limites. É o caso da estudante de Pedagogia, Maria Fernanda Furtado, que participou da ‘3ª Corrida contra o Feminicídio’ como a sua primeira experiência no ambiente do esporte, e que por meio da oportunidade incentivou mais mulheres a seguirem seus passos.
fonte:ccom