Sada e Adapi avançam no plano de ação rumo à certificação internacional como área livre de Febre Aftosa
Entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2024, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) recebeu a visita dos auditores fiscais federais Agropecuários, Airton Leôncio Dutra da Silva e Paula dos Santos Silva Cardoso, representantes da Superintendência Federal de Agricultura do Piauí, e da auditora fiscal federal agropecuária, Bethyzabel dos Anjos Santos, do Mapa/Brasília-DF, para realizar a Supervisão de Seguimento do Plano de Ação da Auditoria Quali-SV no estado.
A Supervisão de Seguimento faz parte do Programa QUALI-SV, que visa avaliar as estruturas e procedimentos dos Serviços Veterinários Estaduais. O objetivo principal da auditoria é verificar a eficácia das ações implementadas e medir os avanços nas áreas críticas. O programa avalia os serviços em quatro componentes:
– Recursos humanos, físicos e financeiros;
– Autoridade, capacidade técnica e operacional para enfrentar novos desafios;
– Interação com as partes interessadas para promover a atualização de informações e a adequação de serviços;
– Capacidade de certificação para acesso a mercados, conforme as normas e novos conceitos.
Durante a visita, as auditorias supervisionaram diversas unidades da Adapi, incluindo a Unidade Central da Agência, as Unidades Veterinárias Locais de José de Freitas e Altos, e o Posto de Vigilância Agropecuária da Tabuleta, em Teresina. Após as visitas, foi realizada uma reunião na Unidade Central, onde as equipes do Mapa puderam avaliar os avanços da Adapi nas ações do plano.
A comparação dos resultados das últimas auditorias mostra um progresso significativo nas medidas implementadas: na antepenúltima supervisão, cerca de 23% das ações havia sido concluída; em julho de 2024, o índice subiu para 40%; e, nesta última supervisão, a Adapi atingiu cerca de 80% de execução das medidas. Este avanço notável em um curto período de tempo evidencia o comprometimento da Adapi com a saúde animal e o fortalecimento da pecuária no Piauí.
Além disso, a avaliação técnica realizada pelos auditores destacou que a Adapi não apresentou pendências na parte técnica, o que reflete a qualidade e a eficiência dos serviços prestados. Em janeiro de 2025, será enviado um relatório detalhado sobre as atividades e ações realizadas.
Por fim, a avaliação do Mapa confirmou que o Serviço Veterinário Estadual do Piauí (Sada/Adapi) está preparado para ser reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como área livre de febre aftosa sem vacinação. A certificação será discutida em maio de 2025, durante a Assembleia Geral da OMSA em Paris, França.
fonte:ccom