TJ realiza eleição para escolher novo presidente do TRE
O Tribunal de Justiça do Piauí realiza na segunda-feira (04), a eleição administrativa que irá indicar dois desembargadores para atuarem no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. Pelo regimento, os dois nomes ocuparão a presidência e a vice-presidência do Tribunal Regional. No próximo ano ocorrerão as eleições municipais e o presidente eleito será responsável por conduzir o processo eleitoral no estado.
Entre os nomes que devem concorrer à indicação do Tribunal de Justiça estão cotados os desembargadores Erivan Lopes, José James Gomes Pereira e Ricardo Gentil.
O presidente pode concorrer à reeleição, mas não é tradição no Tribunal. O que tem ocorrido nos últimos anos é que o presidente assuma o cargo de corregedor. Segundo informações, o atual presidente desembargador Paes Landim, deverá ocupar o cargo de corregedor. Já é uma tradição no Tribunal que o presidente ocupe a corregedoria e o corregedor assuma a presidência. O atual corregedor é o desembargador Pedro Alcântara da Silva Macedo.
Há a possibilidade da eleição não ocorrer na segunda-feira. O desembargador Paes Landim pediu o adiamento da sessão. Segundo a assessoria do TRE-PI, já havia sido programado um evento da Justiça Itinerante na cidade de Piripiri na mesma data. O presidente eleito irá comandar o tribunal pelos próximos dois anos.
Processo
A eleição segue o trâmite previsto no regimento. O TRE envia um ofício para o Tribunal de Justiça comunicando as vagas. O presidente do TJ, na hora da sessão, que pode ser na segunda-feira, questiona quem possui interesse em concorrer. Dois nomes são eleitos e encaminhados ao TRE. Em seguida, o Tribunal Regional Eleitoral escolhe o presidente e o vice.
Fonte: Cidadeverde.com