Equipe da Sada se mobiliza para ampliar ações de combate à seca no Piauí

0
seca 44

Sada participou de reunião emergencial com prefeitos municipais para definir estratégias e ações.

O Governo do Estado tem intensificado as ações de enfrentamento à seca em todo o território piauiense, especialmente nas regiões com maior vulnerabilidade social e hídrica. Após reunião emergencial realizada com prefeitos, na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, diversos encaminhamentos foram adotados em caráter prioritário.

Durante o encontro, um dos pontos destacados foi a capacitação de gestores municipais para o uso da plataforma S2ID, que facilita o cadastramento de demandas emergenciais. “Estamos com os técnicos da Sada em total atenção para colaborar com as ações imediatas para atender aos municípios piauienses. A equipe já avança com mais ênfase nos nossos programas, dentre eles o Água Doce que tem como foco o aproveitamento sustentável de águas subterrâneas. A água, proveniente de sistemas de dessalinização, assegura alta qualidade ao remover até 99% dos sais presentes nas águas subterrâneas da região”, enfatiza o secretário da Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu.

Também foi elaborado um relatório técnico de priorização de assistência, com base na proporção de famílias da zona rural sem acesso à água. “O cenário de seca no nosso Estado exige ação rápida e coordenada. O Governo do Piauí, junto com os municípios e o Governo Federal, está mobilizado para garantir água e dignidade às famílias, especialmente da zona rural. Estamos atuando em diversas frentes, com investimentos, articulação técnica e apoio social para que nenhum piauiense fique sem amparo”, acrescenta o gestor.

O relatório técnico identificou ainda os dez municípios com maior concentração populacional na zona rural e, portanto, mais vulneráveis à escassez hídrica e que precisam de mais atenção da gestão pública, são eles: Aroeiras do Itaim, Paquetá, Jurema, Massapê do Piauí, Sombrais do Piauí, Nova Santa Rita, Acauã, Fartura do Piauí, Ribeira do Piauí e Itainópolis.

fonte:ccom

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

REPROGRAMADO POR REINALDO FERNANDES - KANAFISTE TECNOLOGIA - www.kanafiste.com.br