SAF realiza entregas de alimentos em comunidades indígenas beneficiando mais de 200 famílias
A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, nesta terça-feira (14), uma entrega de alimentos na comunidade indígena Nazaré, no município de Lagoa de São Francisco. A ação fez parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena.
Mais de 150 famílias foram beneficiadas com a distribuição de alimentos, como galinha caipira, alface, cheiro verde, tomate, banana, mamão, dentre outros, todos produzidos pelos agricultores familiares.
A agricultora familiar e indígena Maria Gardênia dos Santos, da comunidade Nazaré, falou sobre a importância do programa para sua comunidade e como a entrega de diversos produtos faz a diferença tanto na casa de quem consome esses alimentos, como na renda dos agricultores que produzem.
“O programa do PAA indígena tem uma grande importância aqui para a nossa comunidade, porque fomenta a economia, fortalece a agricultura familiar e também promove uma alimentação saudável à mesa das nossas famílias da nossa comunidade. Hoje temos quatro famílias que estão fazendo entrega, em torno de 160 famílias com esses produtos produzidos aqui mesmo na nossa comunidade indígena para que nós possamos promover essa alimentação saudável das nossas famílias e também fortalecer a agricultura familiar na nossa comunidade”, falou.
O diretor de Articulação com Povos Originários e Comunidades Tradicionais da SAF, Wendel Rebouças, destaca que o Programa de Aquisição de Alimentos nas comunidades indígenas tem como principais metas desenvolver a economia local e produzir alimentos de qualidade.
“O PAA Indígena, nessa vertente de atendimento às comunidades indígenas, tem como principais objetivos o fortalecimento da agricultura familiar no âmbito das comunidades indígenas, propiciando a geração de renda, desenvolvimento da economia local, promovendo o acesso a alimentos de forma saudável, produzir alimentos saudáveis de forma limpa e orgânica e contribui para a redução de segurança alimentar e nutricional, tendo em vista que a gente compra esses alimentos das comunidades indígenas a um preço justo e redistribui esses alimentos nas próprias comunidades”, disse.
Em 2025, já ocorreram entregas em outras duas comunidades indígenas. No último dia 9 de janeiro, na comunidade Oiticica, mais de 90 famílias foram beneficiadas com produtos produzidos na própria comunidade. Na mesma data, na comunidade Cariri Serra Grande, no município de Queimada Nova, 37 famílias indígenas receberam alimentos como carne ovina e caprina e galinha caipira.
O PAA Indígena no Piauí está executando, no total, um recurso de R$ 1 milhão proveniente do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O programa é executado em parceria com entidades indígenas dos territórios Cocais, Vale do Itaim, Chapada das Mangabeiras e Tabuleiros do Alto Parnaíba, beneficiando mais de 200 famílias indígenas no estado.
fonte:ccon