Secretário faz balanço e aponta avanços dos primeiros dois anos do governo Rafael Fonteles
O Secretário de planejamento do Governo do Piauí, Washington Bonfim, fez uma avaliação dos primeiros dois anos de gestão do governador Rafael Fonteles. O gestor avaliou os principais avanços e desafios enfrentados pelo executivo estadual e projetou os próximos dois anos de mandato do governador.
Bonfim pontuou cinco eixos principais de avanço e destacou que o objetivo de Fonteles será concluir obras de infraestrutura, universalizar as escolas de tempo integral e ampliar a rede de atendimento do sistema de saúde estadual.
Veja os principais avanços apontados:
Educação
“Vou citar aqui cinco áreas que eu julgo muito cruciais, a área de educação, a questão da mudança profunda que está sendo feita do ponto de vista curricular, do ponto de vista de infraestrutura, no ensino médio, que já repercutiu. O Piauí no IDEB desse ano foi o primeiro lugar do Nordeste, o quarto lugar do país, e nós vamos ter no final da administração, na realidade no final do próximo ano, 2025, todas as escolas de ensino médio em tempo integral com profissionalização, e aí a disciplina de inteligência artificial como uma disciplina obrigatória, então isso é talvez a maior obra, digamos, do governo do Estado, capitaneada pelo Governador Rafael Fonteles e pelo nosso secretário Washington Bandeira”.
Saúde
“Na área de saúde o destaque do Piauí Saúde Digital, hoje um aplicativo à disposição de toda a população com consultas de graça, basicamente na palma da mão, e nós vamos completar no ano que vem a universalização disso, dessa estratégia junto aos municípios, em parceria com os municípios, então todos os municípios vão ter pelo menos uma unidade básica de saúde com teleatendimento e nós vamos ter completado a construção dos 16 centros de diagnóstico que vão estar espalhados pelos 12 territórios e mais os aqui próximo, aqui no território de Entre Rios, portanto também na capital”.
Segurança
“Na área de segurança pública vou falar do CellGuard, vou falar de quase mais de 1.500 novos policiais contratados, a meta é 4 mil, então garantindo que a gente vai chegar aos 4 mil ali no final do ano de 2026”.
Infraestrutura
“Se a gente for falar de infraestrutura hoje a gente tem obras em basicamente todos os municípios estaduais, isso é muito importante obras pequenas, obras médias, calçamento, mobilidade urbana, estradas vicinais, poços artesianos, estratégias relacionadas à agricultura familiar. Citaria também o grande programa de recuperação das estradas estaduais capitaneado pelo DER, na pessoa do nosso colega Leonardo Sobral, presidente do DER. Talvez a mudança mais sentida no interior do estado já se viaja, sem tantos buracos e estradas bem mantidas e com a perspectiva de continuarmos nesses próximos dois anos para completar esse trabalho de recuperação da infraestrutura viária do estado”.
Transformação Digital
“Por último uma transformação grande do ponto de vista da transformação digital do nosso governo o gov.pi cidadão, o gov.pi empresas, o lançamento da plataforma Piauí oportunidades que coloca inteligência artificial para fazer, eu chamo o Tinder do emprego, o match entre empresas e trabalhadores na busca da carteira de trabalho assinada”.
Próximos anos
“O governo está focado, por exemplo, na continuação da melhoria da infraestrutura através da recuperação, recapeamento das nossas estradas, fazer a ligação com os demais estados. Está focado na finalização do processo de universalização do tempo integral nas escolas de ensino médio, com profissionalização. Também é um dos objetivos o estabelecimento de 16 centros de diagnóstico espalhados pelos territórios para que a população tenha, além da telemedicina, nas unidades básicas de saúde, no celular, a capacidade de ter pronto atendimento em vários exames importantes para a saúde da população. Na área de segurança pública, alcançar a meta dos 4 mil novos policiais que um compromisso do governador”.
fonte:ccom