Em Brasília, Rafael Fonteles participa do lançamento de nova etapa do Programa de Aceleração do Turismo Internacional
O governador Rafael Fonteles participou, nesta terça-feira (10), na sede do Consórcio Nordeste em Brasília (DF), do anúncio de novos investimentos no Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) para 2025. A iniciativa visa a ampliação da conectividade aérea e a atração de novos voos internacionais para o Brasil, especialmente ao Nordeste, com foco em fortalecer o turismo e a economia nacional.
A meta do PATI é gerar 500 mil novos assentos internacionais e 80 mil assentos domésticos nos próximos 21 meses. Com isso, o programa busca aumentar a acessibilidade e a competitividade de destinos em todo o país, além de impulsionar a infraestrutura aeroportuária.
“O governo do presidente Lula retoma a política pública de fortalecer o turismo no Brasil, tanto interno quanto internacional, com foco especial no Nordeste. A partir desse programa, teremos mais investimentos para fomentar novas rotas internacionais. O Piauí, com seus aeroportos em Teresina e Parnaíba, quer fazer parte dessa política. Afinal, acreditamos que investir nesse setor é fundamental para gerar empregos, renda e novas oportunidades para o nosso povo”, destacou o governador Rafael Fonteles.
Entre as principais novidades para o próximo ano, destacam-se dois aspectos importantes. O aporte financeiro do programa será ampliado, passando de R$ 3,3 milhões para R$ 63,6 milhões, o que permitirá uma maior capacidade de investimento no setor. Além disso, o PATI passará a realizar editais regionalizados, ou seja, focados em regiões específicas, visando atender demandas e promover destinos variados do Brasil.
Durante o lançamento da nova etapa do PATI, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, apontou que o número de turistas internacionais visitando o Nordeste aumentou em mais de 40% de janeiro a outubro de 2024, em relação ao mesmo período em 2023. “Vamos trabalhar junto às companhias aéreas, oferecendo o apoio do Governo Federal, para estimular o lançamento de novos voos internacionais para o Brasil e garantir a chegada de cada vez mais turistas estrangeiros, principalmente para regiões hoje pouco conectadas internacionalmente”, afirmou Freixo.
Após a realização de um projeto-piloto em 2024, o PATI entra, agora, de forma definitiva no calendário de promoção do turismo brasileiro, estando incorporado ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O primeiro edital de 2025 será lançado em janeiro, com ênfase na atração de novos voos internacionais aos estados e municípios nordestinos.
O PATI é uma realização do Governo Federal, por meio da Embratur, em parceria com os Ministérios de Portos e Aeroportos (MPor) e do Turismo (MTur).
fonte:ccom