Janeiro 12, 2025

Exposição ‘Corpos (In)VISÍVEIS’ será aberta dia 20 com apresentação de Projeto Nacional de Inclusão Artística do Minc

0

No próximo dia 20 de setembro, às 18h, a Galeria Terra Siena, na zona leste de Teresina, vai receber o evento que une arte, filosofia e acessibilidade cultural. O artista e pesquisador Fábio Passos realizará a vernissage da exposição “Corpos (In)VISÍVEIS” e o lançamento de seu livro homônimo, publicado pela Editora Mondrongo. Na mesma ocasião ocorrerá a apresentação do projeto nacional “Mapeamento Acesso Mais”, uma iniciativa do Ministério da Cultura que visa mapear artistas com deficiência e produtores culturais comprometidos com a acessibilidade.

A exposição, que integra uma série de ações alusivas ao Dia Internacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), ficará aberta à visitação até o dia 10 de outubro de 2024, com horários específicos para visitação de terça a sábado.

Com desenhos em tamanho real de corpos nus de pessoas com deficiência, Fábio Passos utiliza grafite colorido sobre papel branco para desafiar e ressignificar a visão tradicional sobre esses corpos. A proposta é provocar questionamentos sobre os padrões estéticos dominantes e enfrentar a abjeção social e artística que envolve corpos que fogem da normatividade.

Segundo o artista, os corpos retratados desestabilizam as estruturas estéticas ao demonstrar que não há uma métrica universal capaz de medir todos os corpos, especialmente aqueles que apresentam torções, amputações ou atrofias.

“A exposição nasceu do meu pós-doutorado em Artes Visuais, realizado na UFPB. Nessa pesquisa, investiguei a (in)visibilidade dos corpos das pessoas com deficiência sob uma perspectiva filosófica, política e estética. Desconstruir uma estética capacitista, que determina que somente corpos normalizados são belos, foi um dos principais focos do meu trabalho”, explicou Fábio Passos.

Publicação

O livro “Corpos (In)VISÍVEIS” também será lançado durante o evento, ampliando o debate iniciado pela exposição. Na obra, Passos reflete sobre como o corpo, ao longo da história, tem sido alvo de normatizações e esquadrinhamentos, criando uma dicotomia entre o “normal” e o “anormal”, o “belo” e o “feio”.

A partir dessa crítica, o autor busca questionar como as artes visuais podem ser um campo de resistência ao capacitismo estético, propondo uma nova abordagem que valorize a diversidade corporal.

Inclusão

Além disso, o evento marcará o início do “Mapeamento Acesso Mais”, um projeto de abrangência nacional, desenvolvido pelo Ministério da Cultura, que visa identificar e promover a inclusão de artistas com deficiência no cenário cultural brasileiro. Este mapeamento será uma ferramenta fundamental para ampliar a visibilidade e o acesso dessas pessoas à produção artística.

O evento é realizado tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí, por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura. A entrada é gratuita e aberta a todos que desejam participar deste importante debate sobre inclusão e diversidade nas artes visuais.

 

 

 

Fábio Passos: artista e pesquisador

fonte: ccom

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

REPROGRAMADO POR REINALDO FERNANDES - KANAFISTE TECNOLOGIA - www.kanafiste.com.br