Tambor de Crioula do Piauí ganha filme longa-metragem
O cineteatro de São João do Arraial será palco para o lançamento do filme Poetas do Tambor, que ocorrerá no próximo domingo (10), às 17 horas. O documentário, que tem a direção de Ricardo Pereira e Roberto Pereira, foi financiado pela Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult), por meio do I Edital de Audiovisual, e apresenta os mitos de origem do tambor de crioula do estado, considerado, pelos seus praticantes, abençoado por Jesus Cristo e dançado por São Pedro.
Poetas do Tambor aborda as diversas práticas culturais integrantes e associadas ao tambor: seus mitos de origem e sua história associada à escravidão negra, a proibição que historicamente enfrentou nas cidades do Piauí, a paixão dos tamborzeiros, baiadores e baiadeiras e a ausência presente dos tamborzeiros que faleceram, a religiosidade dos praticantes e a importância da cachaça para manter o tambor vibrando até o amanhecer.
“Este é um momento importante para a cultura piauiense, ver o lançamento de um filme financiado por meio de um edital de cinema lançado pela Secult, onde incentivamos a produção de filmes de qualidade, que podem representar nosso estado e nossa cultura para o Brasil e para o mundo. E, agora, com a Lei Paulo Gustavo, marca ainda mais o início de uma nova era para o nosso setor audiovisual”, exalta o secretário da Cultura, Carlos Anchieta.
No evento estarão presentes quase 100 poetas, tamborzeiros, baiadores, baiadeiras, todos convidados e irmanados nessa grande celebração ao tambor de crioula. Após o filme, haverá uma roda de conversa com os poetas, seguida por uma roda de tambor no Centro Cultural de São João do Arraial.
fonte: ccom