Presidente do TJ diz que juízes empossados vão ajudar a combater a violência
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) empossou coletivamente, na manhã desta quarta-feira (20), dez juízes substitutos que passaram no concurso público de 2015. Os magistrados vão ocupar vagas e ajudar nas Centrais de Inquéritos que serão criadas em Picos e Parnaíba, além de reforçarem varas para ajudar nos processos do interior.
O presidente do TJ-PI, Hilo Almeida, vai empossar os novos juízes que serão lotados da seguinte maneira: dois na Central de Inquéritos de Picos, dois na Central de Inquéritos de Parnaíba, em Floriano para varas criminais e cível e serão distribuídos também em outros municípios, de acordo com a demanda. Ele também afirmou que os juízes empossados irão ajudar a combater a violência.
“Os novos juízes estão chegando para enfrentarmos o problema da violência. O compromisso que o tribunal assumiu com o governador é que os novos juízes vão usar a mão de obra principalmente na área criminal”, disse.
Dos 17 juízes que o TJ-PI convocou, dez compareceram e seis possuem o prazo de 30 dias para tomar posse. Um pediu para ficar no fim da fila, que ocorre quando o candidato possui outro cargo e irá decidir se assume a vaga ou não.
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
“São juízes que cobrem parte da demanda no interior, principalmente com os 12 novos cargos criados com a nova reestruturação do TJ e suprir demanda de seis aposentadorias”, destacou o presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), Maurício Machado.
A primeira Central de Inquérito em Teresina foi lançada em 2013 e agora será criada em Picos e em Parnaíba.
O salário inicial do juiz é de R$ 32 mil. Hoje, o Piauí tem 169 juízes atuando no estado.
Após a posse, os juízes já ganham um notebook para ajudar nos processos.
FONTE: CIDADE VERDE