A execução de mais uma etapa do programa Passo à Frente  foi realizada nesta sexta-feira (08), no Território Tabuleiros do Alto Parnaíba, com a entrega de 870 equipamentos no município de Uruçuí. O programa é uma iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS), executada no Piauí pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) com a administração da Associação Reabilitar.

A entrega dos equipamentos aconteceu na Quadra Poliesportiva Durval Barros Coelho e contou com a presença do superintendente da Associação Reabilitar, Aderson Luz; da superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos; do secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo; do prefeito de Uruçuí, Wagner Coelho; e dos secretários municipais de saúde das demais cidades contempladas.

A superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, ressaltou a felicidade de participar da etapa mais aguardada do Programa. “Não é só entregar equipamentos, mas entregar uma melhor qualidade de vida para os piauienses. A pretensão do governador e do secretário de Saúde, é continuar buscando recursos para manter os investimentos do programa  Passo à Frente e ampliar o número de beneficiados”, ressaltou.

Aderson Luz, superintendente Executivo da Associação Reabilitar, agradeceu o apoio do Governo do Estado, das secretarias municipais e destacou o grande impacto que o programa tem na vida das pessoas com deficiência.

“Queria agradecer aqui o apoio que recebemos da Prefeitura de Uruçuí, através dos agentes comunitários, que identificaram todos esses pacientes para que nós pudéssemos estar aqui hoje  concluindo essa etapa com 100% de efetividade do nosso trabalho. Com essa entrega, estamos tornando a locomoção mais acessível e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de inúmeros piauienses”, destacou o superintendente.

Os equipamentos foram fabricados sob medida e entregues para pacientes de Uruçuí e das cidades de Antônio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves e Sebastião Leal. De 2011 até setembro de 2023, quase 25 mil itens foram entregues em todo o Piauí.

“São equipamentos que mudam a vida das pessoas, que dão dignidade às pessoas com deficiência, que facilitam e fazem com que nós, que temos algum tipo de deficiência, tenhamos os nossos direitos básicos garantidos”, destacou o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo.

A solicitação dos itens é realizada através da Secretaria de Saúde do município que for contemplado com as ações do Programa Passo à Frente. Os processos gerados durante esses atendimentos são enviados para Teresina, onde os produtos são confeccionados ou concedidos pela Oficina Ortopédica do Ceir.

FONTE CCOM