Secretaria da Segurança Pública e Correios assinam Acordo de Cooperação Técnica
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e os Correios assinaram, nesta terça-feira (5), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de promover ações integradas na prevenção e repressão de ilícitos no fluxo postal.
De acordo com o termo de cooperação, os agentes da segurança pública e os profissionais dos Correios irão trabalhar em conjunto na execução de um plano de trabalho que prevê a repressão de ilícitos contra os serviços postais, planejamento, desenvolvimento de ações institucionais, bem como a cooperação nas áreas de recursos humanos, inteligência e tecnologia da informação.
O subsecretário da Segurança Pública, delegado Jetan Pinheiro, afirmou que a SSP-PI irá oferecer elementos para melhor subsidiar o planejamento e a execução de ações de prevenção e repressão ao crime organizado, tráfico de entorpecentes, animais silvestres, moeda falsa, objetos perigosos, no fluxo postal.
“Por meio deste acordo de cooperação vamos trocar informações estratégicas com os Correios com a finalidade de prevenir e reprimir práticas criminosas realizadas no Piauí. Vale ressaltar que essas ações também serão desenvolvidas no interior do estado”, disse o subsecretário.
De acordo com o superintendente estadual dos Correios do Piauí, Rêmulo de Oliveira Guimarães, essa é a primeira vez que a estatal firma um acordo dessa natureza com um órgão estadual, nos moldes do que já ocorre com a Polícia Federal.
“Os Correios, enquanto empresa pública, está presente em todos os municípios do Brasil, realizando um trabalho institucional que é a entrega de objetos, mas também um trabalho social. Essa parceria com a Secretaria da Segurança Pública é um ato essencial e primordial e podemos dizer que o Piauí saiu na frente”, pontuou o superintendente.
Os Correios pretendem assinar acordos de cooperação semelhantes em outros estados e firmar parcerias que permitam a interação e a troca de informações pelas áreas de inteligência das entidades envolvidas.
FONTE: CCOM