Governo Digital: Comitê Técnico se reúne para definição dos primeiros serviços a serem ofertados na plataforma
A Agência de Tecnologia da Informação (ATI) sediou, nesta terça-feira (9), a reunião do Comitê Técnico do Governo Digital. Com a participação dos Desenvolvedores e Analistas de Sistemas da administração pública estadual, o encontro foi um momento para o alinhamento de ideias, definição dos serviços vitrines e apresentação das ferramentas bases para o funcionamento do Governo Digital.
O diretor da ATI, Ellen Gera, fez a abertura do encontro falando de todo o processo de transformação digital, da importância desse trabalho de implantação do Governo Digital, que tem como objetivo desburocratizar serviços em benefício do cidadão piauiense.
Na ocasião foram apresentadas as ferramentas, os sistemas a serem utilizados, além do alinhamento com os diretores de Tecnologia da Informação (TI) do estado sobre a oferta de serviços dentro da plataforma do Governo Digital, como explica Wagner Borges, diretor de transformação digital da ATI.
“Esse foi um encontro de grande importância para esse processo de transformação digital do Piauí. Reunimos os gestores de TI, analistas, profissionais que vão atuar na prática dentro do sistema e apresentamos o portal, as plataformas e toda a infraestrutura tecnológica que já está pronta. Agora vamos intensificar o diálogo com os órgãos para a elaboração da carta de serviços”, disse.
A transformação tecnológica do Piauí avança e todo o processo de implantação do Governo Digital está em pleno andamento.
O que é o Governo Digital?
Governo Digital é a oferta de serviços públicos dentro de plataformas virtuais, que possibilita ao cidadão acessá-las por meio de um celular, computador, tablet, ou outro dispositivo móvel, sem precisar sair de casa. É uma forma prática e moderna de fazer a gestão pública com o uso de soluções digitais, visando benefícios às pessoas.
A solução tecnológica utilizada no estado para a implantação do Governo Digital é a mesma já utilizada com sucesso no governo da Estônia, país que conta com 99% de todos os serviços governamentais oferecidos de forma on-line e 99% da população possui identificação eletrônica.