Dia Mundial da Obesidade: doença pode causar graves problemas para a saúde
A obesidade é uma doença crônica provocada por vários fatores como genéticos, sociais, psicológicos ou metabólicos e que ajuda no surgimento de outras doenças consideradas graves. Segundo dados do IBGE, em 2020, 26,8% dos jovens acima de 20 anos eram considerados obesos e 6,7% dos adolescentes sofriam com a doença.
Segundo a endocrinologista Larissa Almeida, pessoas obesas podem desenvolver “doenças como diabetes tipo 2, a síndrome da apneia obstrutiva do sono, hipertensão, doenças das articulações e com isso o aumento do risco de doenças cardiovasculares, por exemplo”, falou.
O excesso de peso é também uma das comorbidades mais graves para quem tem Covid-19. Pessoas obesas são mais vulneráveis às formas graves da doença, além de sofrerem com a necessidade de ventilação mecânica, além do maior risco de mortalidade.
A previsão da Organização Mundial de Saúde é que até 2025, mais de 700 milhões de pessoas sejam diagnosticadas com obesidade no planeta. Por isso, a importância de prevenir a doença e mudar hábitos.
“A principal orientação é manter uma alimentação saudável, focando em alimentos menos calóricos, ou seja, mais naturais, além de fazer atividade física regular”, explicou a especialista Larissa Almeida.
Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv.
Fonte: Cidade Verde