Piauí já tem cidade com água do rio transbordando; 19 cidades estão em estado de “alerta vermelho”
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou, nesta segunda-feira (03/01), 19 cidades do Piauí em estado de “alerta vermelho”, isto é, com possibilidade de chuvas intensas.
Teresina e mais 18 municípios receberam o sinal de “alerta vermelho” do Inmet. São eles: Amarante, Antônio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínia, Canavieira, Curralinhos, Floriano, Guadalupe, Jerumenha, Landri Sales, Marcos Parente, Nazária, Palmeirais, Porto Alegre do Piauí, Ribeiro Gonçalves, São Pedro do Piauí, Sebastião Leal e Uruçuí.
Boa parte destas cidades faz divisa com o Maranhão, que também recebe o “alerta vermelho” por quase toda a sua extensão. Além de indicar chuvas intensas, chegando a superar os 60 mm/h, os ventos podem chegar a superar o 100 km/h. Todo o restante do Piauí está em estado de “alerta laranja”, que é considerado perigoso.
“Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O grau de severidade do alerta é de perigo”, diz o texto do Inmet. A recomendação é a de que as pessoas evitem sair de casa durante um temporal. Em caso de alagamentos, pede-se que as pessoas não tentem passar com seu veículo. O ideal é recuar e esperar, em algum local seguro, até que a chuva passe. Outras dicas repassadas pelo Corpo de Bombeiros: Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores.
FLORIANO: ÁGUA DO RIO TRANSBORDOU
Na cidade de Floriano, a cerca de 300km ao Sul da capital Teresina, a situação já é bastante preocupante. Em diversos pontos do município já é possível perceber que as águas do rio Parnaíba transbordaram. Na avenida Esmaragdo Freitas, no bairro São Cristóvão, um alagamento tem causado transtornos e muitos carros já não passam mais pelo local. A Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Assistência Social estão em alerta para atender os florianenses. Segundo matéria do portal Floriano News, o diretor da Defesa Civil em Floriano, Pablo Henrique, disse que a situação exige atenção, já que o rio atingiu a cota de alerta, com 7,10m, porém, mesmo com as pequenas inundações, ainda está sob controle. Veja vídeo divulgado pelo site local:
Veja o vídeo abaixo:
Fonte: Oito Meia