Com aumento da vazão em Boa Esperança, rio Parnaíba deve atingir nível de alerta em Floriano e Teresina
A Companhia Hidroelétrica do Rio São Francisco (Chesf) informou que aumentou a vazão da Barragem de Boa Esperança, devido à elevação do nível do reservatório com o grande índice das chuvas na região. Assim, é possível que o rio Parnaíba nas cidades de Floriano e Teresina atinja nível de alerta.
Com as chuvas registradas nos últimos dias que aumentaram o nível dos rios que abastecem o reservatório, o aumento da vazão se tornou necessário para evitar o transbordamento.
A vazão, que era de menos de 600 metros cúbicos por segundo será aumentada para 1 mil metros cúbicos por segundo, “diante das fortes chuvas que elevaram o nível do volume útil do reservatório para 69,9%, de acordo medição da manhã de hoje (27)”, informou a Chesf em nota.
“A situação hidrológica está sendo permanentemente monitorada, podendo haver alteração no valor da vazão mencionada acima, em virtude das condições de clima e vazões no Rio Parnaíba”, diz ainda o comunicado.
Chuvas permanecem
Segundo Roberto Fernandes, engenheiro hídrico da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), mesmo com o aumento da vazão, o nível do reservatório não deve diminuir, devido às chuvas que vão continuar na região Sul do Maranhão e do Piauí.
“Desde ontem, o mapa mostra chuvas nas últimas 24 horas. No Piauí choveu pouco, mas choveu no alto do rio das Balsas, no Maranhão. Assim, os rios Parnaíba e Uruçuí Preto, que abastecem o reservatório, não tiveram chuvas mas sobem de nível também. O mais importante agora é saber como vão se comportar as chuvas”, informou.
Ele destacou que, com o aumento da vazão da barragem, algumas cidades que ficam às margens do rio Parnaíba podem ser afetadas, mas sem gravidade.
“As cidades acabam em alerta pela alta do rio Parnaíba, como Floriano e Teresina. Isso porque é praticamente o dobro da vazão e em Floriano o rio deve se aproximar da cota de alerta, mas dentro do que o rio suporta. Em Teresina, no fim da noite de amanhã [29] o rio deve aumentar também, o que não é comum pro período, mas está dentro do normal”, disse ele.
Cidades em alerta para chuvas
Carro ilhado em Uruçuí após forte chuva no Sul do Piauí — Foto: Reprodução/Redes sociais
Quanto às chuvas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta laranja de chuvas intensas e ventos fortes, desta vez, para todo o estado do Piauí. O aviso iniciou às 10h de segunda-feira (27) e segue até terça-feira (28).
A previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h. Com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O climatologista Werton Costa explicou que o alerta é resultado da atuação das Zonas de Convergências do Atlântico Sul (ZCAS), mesmo fenômeno que vem provocando chuvas intensas na Bahia, mas no Piauí será com menos intensidade.
Piauí em alerta laranja para intensas chuvas e ventos fortes — Foto: Reprodução/Inmet
Enchentes no Sul do Piauí
No domingo (26), 182 cidades do Piauí estavam em alerta laranja. Nas cidades de Uruçuí e Ribeiro Gonçalves, Sul do estado, as chuvas causaram a cheia do Rio Parnaíba. A água atingiu as zonas urbana e rural dos municípios.
Desde então, a cheia do Rio Parnaíba deixou cerca de 12 famílias desalojadas em Uruçuí. Estradas foram interditadas e pelo menos três casas desabaram desde o início das fortes chuvas que começaram sábado (25).
Nesta segunda-feira (27), um trecho da rodovia PI-247, que liga a cidade de Uruçuí a municípios de Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro, rompeu.
Fonte: G1 ´´PI / Foto em destaque: Rio Parnaíba em Floriano, Sul do Piauí — Por: Lucas Marreiros/G1 PI