“A minha ideia é de não ter”, diz governador sobre o Carnaval 2022
O governador Wellington Dias (PT) afirmou nesta segunda-feira (29) que poderá não autorizar a realização das festas de Carnaval em 2022 no Piauí.
O chefe do Executivo ressaltou que continuará a ouvir o Comitê de Operações Emergenciais (COE) e garantiu que caso não se tenha indicadores positivo em relação à Covid-19 não haverá a liberação.
“A minha ideia é de não ter, se não tiver uma condição de muita segurança, a autorização para grandes eventos. Temos ainda a necessidade de colocar a vida em primeiro lugar”, declarou.
Sobre as festas de final de ano, um decreto emitido no último domingo estabelece as medidas sanitárias a serem observadas. De acordo com o governo, medidas mais rígidas podem ser adotadas caso haja um aumento de casos no período, ou registro da presença da nova variante no Piauí.
Wellington Dias ressaltou que para o período carnavalesco devem permanecer os decretos que autorizam eventos com pouca quantidade de pessoas. O decreto em vigência, atualmente, permite a entrada até 50% da capacidade de público total de estabelecimentos.
“A sociedade quer brincar, quer participar de festividades, isso pode ser feito com familiares e grupos de amigos, pois há um regramento que permite as condições de eventos menores. Mas, ainda cuidadosos em relação a grandes eventos. Os carnavais são grandes eventos com a presença de pessoas de variados lugares. Mas repito, seguirei a ciência”, declarou.
No Piauí, entre as principais que ocorrem durante o período de carnaval está o Corso de Teresina. Em edições anteriores, o evento chegou reunir mais de de 400 mil foliões na Avenida Raul Lopes.
Paula Sampaio
cidadeverde.com