População quilombola no Piauí está completamente imunizada contra Covid, diz Sesapi
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) informou nesta quarta-feira (11) que a população quilombola no Piauí está completamente imunizada contra a Covid-19. O grupo começou a ser vacinado em março deste ano e, desde a aplicação da segunda dose do imunizante, nenhum quilombola foi diagnosticado com a doença causada pelo coronavírus no estado.
A vacinação abrangeu 115 comunidades quilombolas, distribuídas em 37 municípios do Piauí. O levantamento da população deste grupo foi feito em parceria com a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Estado. Ao todo, foram direcionadas mais de 16 mil doses de doses para os quilombolas.
A comunidade quilombola Mimbó, na zona rural de Amarante, foi a primeira a ser completamente imunizada contra a Covid-19 no Piauí. O quilombo, que surgiu há 201 anos, é um dos mais antigos do Brasil, sendo formado por cerca de 600 pessoas.
Segundo o agente de saúde do município, Rodrigo Miranda, 233 moradores da comunidade com 18 anos ou mais receberam a primeira dose da vacina Astrazeneca. O restante da população não mora no município.
Vacinação no Piauí
Desde janeiro deste ano, o estado já recebeu 2.579.020 doses pelo Ministério da Saúde. Desse total, 2.507.707 doses foram distribuídas aos município
Até agora, 1.458.031 piauienses receberam a primeira dose de algum dos imunizantes contra a Covid-19. Desse número, 574.542 tomaram também a segunda dose. Além disso, 48.114 pessoas receberam a dose única da Janssen no estado.
Fonte: G1 PI