Número de mulheres eleitas ficou abaixo das expectativas, avalia Margarete Coelho
Para a deputada Margarete Coelho (Progressistas), titular na Secretaria da Mulher, na Câmara Federal, as Eleições Municipais 2020 “deixam um sabor de frustração”, foi o que disse ao site Money Times ao avaliar o resultado do pleito no que diz respeito ao número de mulheres que conseguiram sucesso nas urnas.
Na entrevista a parlamentar piauiense afirmou que a quantidade de candidatas eleitas ficou abaixo das expectativas. Ainda temos um número muito elevado de municípios que não elegeram nenhuma mulher para a Câmara de Vereadores: 900 municípios”, apontou.
Para Margarete Coelho, a grande maioria dos partidos políticos se preocupam apenas com o cumprimento da cota de 30% das candidaturas femininas, como estabelece o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No pleito deste ano, a legislação também determinou a aplicação do mesmo percentual na divisão dos recursos dos fundos eleitoral e partidário para o financiamento de candidatas mulheres.
No Piauí, por exemplo, embora o número de candidaturas femininas nas Eleições Municipais 2020 tenha aumentado em comparação com a de quatro anos atrás, as continuaram sendo minoria em relação às masculinas, o que também se reflete no resultado das urnas.
Dos 224 municípios piauiense, somente em 28 deles mulheres conseguiram vencer a disputa para as prefeituras locais. É o caso de São Raimundo Nonato, no sul do estado, onde Carmelita Castro (Progressistas), irmã de Margarete Coelho, foi reeleita prefeita.
Por: Breno Cavalcante (https://www.portalodia.com/) , com informações do Money Times