Cerca de 80% das vítimas de violência sexual em 2018 no Piauí tinham até 18 anos, diz Samvis
Das das 546 mulheres que procuraram o serviço em 2018, cerca de 80% tinham até 18 anos de idade, segundo o Serviço de Apoio à Mulher Vítima de Violência Sexual (Samvis). Em 22 desses casos, as vítimas engravidaram, e apenas três delas interromperam a gravidez.
No Piauí, o Samvis é o único serviço público que realiza abortos legais. De acordo com a coordenadora do Samvis, Maria Castelo Branco, a legalização do procedimento se estende aos casos de estupro, risco à vida da gestante e anencefalia do feto.
Não é necessária uma autorização judicial para que o aborto legal seja realizado. Segundo Maria Castelo Branco, é preciso que a vítima seja atendida por uma equipe de profissionais, como assistente social, psicológico, médicos obstetras e legistas, para tomar a decisão. Depois, é preciso que haja o livre consentimento do médico que irá realizar o procedimento e da instituição.
“É realizado um acordo de consentimento livre e esclarecido pelo médico e a instituição com a vítima. O procedimento é realizado quando há o consenso de que a gestação corresponde com a data de estupro”, explicou a coordenadora do Samvis.
Fonte: G1 PI
Share to TwitterShare to ImprimirShare to E-mailShare to Mais…