Exame mostra que Wellington Dias já contraiu coronavírus e não transmite mais: ‘assintomático’
O exame sorológico apontou que o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), teve contato com o novo coronavírus, entretanto, adquiriu anticorpos e não transmite o vírus para terceiros. Ele fez o exame nesta quinta-feira (13) após a esposa, a deputada federal Rejane Dias, testar positivo para a Covid-19.
Segundo a Coordenadoria de Comunicação Social do Estado do Piauí, Wellington fez pelo método sorológico de quimioluminescência, apresentando negativo para IgM e positivo para IgG. O penúltimo exame feito pelo governador foi realizado há 15 dias e não apontou o vírus.
“O governador realiza testes periódicos, segundo as recomendações técnicas, e em nenhum momento apresentou sintomas da doença desde o início da pandemia”, informou
Deputada Rejane Dias, primeira dama de Piauí — Foto: Câmara/Divulgação
Pela manhã, a deputada federal Rejane Dias (PT) informou que testou positivo para a Covid-19. Ela está bem, em isolamento, e informou que sentiu apenas sintomas de uma “gripe forte”.
A assessoria do governador informou que ele realizou um teste no último sábado (8), que deu negativo. Da família, o pai de Rejane dias e a nora do governador já haviam testado positivo para o coronavírus.
Decretos no Piauí de isolamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.
Fonte: G1 PI