Dia de Cidadania em Barras emite 400 carteiras de identidade
A ação foi coordenada pela Vice-Governadoria no sábado (30) e levou serviços de vários órgãos.
A emissão de carteira de identidade foi o serviço mais procurado pelos moradores de Barras, a 128 km de Teresina, no Dia de Cidadania, realizado pelo Governo do Estado, coordenado pela Vice-Governadoria do Estado, no sábado (30). Foram 400 pessoas que saíram com o documento. A ação ofereceu outros atendimentos como exames rápidos, palestras, fotografias e serviços de beleza com o apoio da prefeitura do município e participação das Secretarias de Estado da Segurança, Saúde, Governo; Assistência Social, Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos; e Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres.
A grande procura é devido à recomendação de renovação a cada 10 anos do documento para algumas situações, como viagens, mudanças nos dados, modificações na aparência, perda, roubo ou furto. A vice-governadora Regina Sousa informa que devido à grande procura vai solicitar à Secretaria da Segurança que aumente a equipe de servidores que fazem o atendimento nos Dias de Cidadania, pois a intenção da Vice-Governadoria é levar o serviço às comunidades mais distantes pelo menos duas vezes por mês. A próxima ação será em São Raimundo Nonato, no dia 13 de dezembro.
A dona de casa Maria das Dores, moradora da localidade Boa Vista, foi uma das que procurou atendimento para renovação da carteira de identidade. Ela disse que estava há 29 anos com o primeiro documento e, como surgiu a oportunidade, no Dia de Cidadania, procurou o atendimento e saiu com nova carteira de identidade em mãos.
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), por meio do Cidadania Ativa, realizou 25 cortes de cabelo, 32 limpezas de pele, 29 penteados afro, 51 pinturas de rosto em crianças, 21 serviços de manicure e 172 fotografias. A vice-governadora ressaltou que esses serviços ajudam a elevar a autoestima das pessoas.
A Secretaria da Saúde realizou 12 exames rápidos para hanseníase, 195 para hepatite B, C e Sífilis com seis encaminhamentos para tratamento médico da hanseníase. Regina Sousa disse que esses serviços ajudam as pessoas a descobrir se têm algum problema de saúde e, caso positivo, ser logo encaminhadas para tratamento médico.
O prefeito de Barras, Carlos Monte, disse que o município já faz esse tipo de ação e com o apoio do Governo do Estado foi possível aumentar os serviços oferecidos e a atender as demandas. Ele agradeceu o apoio da vice-governadora Regina Sousa e também a presença na Unidade Escolar Monsenhor Lindolfo Uchôa, no bairro Bela Vista, onde foi realizado o Dia de Cidadania no município.
FONTE:Geneide Santos