NOVIDADES NO SERTÕES 2019.
A 27ª edição do Rally dos Sertões promete ser a mais desafiadora dos últimos tempos. A prova terá largada inédita em Campo Grande, Mato Grosso do Sul e chegada em Aquiraz, Ceará entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro.
Ao todo, a competição terá 4.744 quilômetros, sendo 2.832 de especiais (trechos cronometrados), divididos em oito etapas, uma a mais que no ano passado. A disputa também vale pontos para o Brasileiro de Rally Cross Country.
Em 2019, o Sertões percorrerá seis estados e terá também como cidades-dormitório Costa Rica, Mato Grosso do Sul; Barra do Garças, Mato Grosso; São Miguel do Araguaia, Goiás; Porto Nacional, Tocantins; São Félix do Tocantins, Tocantins; Bom Jesus, Piauí e Crateús, Ceará. Especiais longas, cheias de obstáculos, passagem pelo Jalapão e alto nível técnico serão grandes adversários dos competidores.
Atual campeão do Rally dos Sertões nas motos, o mineiro de Lavras Tunico Maciel ficou impressionado com o trajeto.
– Neste ano, o Sertões está explorando muito o interior e as paisagens bonitas do Brasil. As altas quilometragens vão mostrar quem está mais bem preparado e quem tem o melhor equipamento, destaca o piloto.
– A minha rotina de treinos já é intensa e, depois dessa revelação, vou reforçar ainda mais. Quero defender o título com unhas e dentes. Ser o número um pesa um pouco, mas acredito que tenho competência para isso, completa.
Referência da modalidade no Brasil, Jean Azevedo está em busca do oitavo título geral das motos no Rally dos Sertões.
– Vai ser bem desafiador. Teremos um dia a mais de prova, quase cinco mil quilômetros no total e etapas com especiais longas, acima de 500 quilômetros. Com certeza será uma prova de estratégia, bem diferente dos últimos anos. Não vai dar para só acelerar o tempo inteiro, teremos que administrar o dia acerto de poupar o equipamento e o dia certo de atacar, explica o paulista de São José dos Campos.
Para Bissinho Zavatti, campeão da Rally Brasil, classe destinada aos modelos de fabricação nacional, o percurso surpreendeu.
– Será um rali muito duro e exigente. Neste ano, vou com a nova motocicleta CRF 250F. Mais uma vez, o modelo vai ser sucesso na categoria nacional. O Sertões será difícil do início ao fim. Teremos que montar uma boa estratégia para seguir em busca de mais um título, mas estou na equipe com os melhores pilotos e mecânicos, afirma o piloto.
Fonte: Sertões 2019.
Apoiadores